Protagonismo feminino eleva qualidade do café em Espera Feliz
No Sítio Vó Emília, em Espera Feliz, a liderança feminina é um marco há quase 100 anos. em 2018 as irmãs Viviane e Luciane da Silva de Oliveira começaram a se envolver diretamente na cafeicultura em área herdada pela mãe e desde 2023 estão à frente da propriedade.
Publicado por Yngrid Vasconcelos
No Sítio Vó Emília, em Espera Feliz, a liderança feminina é um marco há quase 100 anos. em 2018 as irmãs Viviane e Luciane da Silva de Oliveira começaram a se envolver diretamente na cafeicultura em área herdada pela mãe e desde 2023 estão à frente da propriedade. Para alavancar a atividade elas apostam em conhecimento, qualidade, agroecologia e em uma marca própria: a Sempre-vivas.
“Conhecer o Sistema Faemg Senar foi um divisor de águas”, afirmou Viviane que já fez diversos cursos relacionados à cadeia do café e participou do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz. “Os cursos trouxeram conhecimento que eu não tinha, com uma metodologia interessante e que facilita o aprendizado. E o GQC nos trouxe visão de negócio e planejamento para modernizar a gestão”, comentou.
Na busca constante por melhorias, as irmãs entraram no Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte, mais uma revolução para o Sítio Vó Emília. Com acompanhamento mensal do técnico Mário Pechara e a aplicação do conhecimento adquirido nos cursos, as irmãs estão mudando o rumo da propriedade, renovando lavouras antigas e de baixa produtividade, diminuindo os custos de produção, beneficiando e comercializando o café com a marca Sempre-Vivas.
“Aprendemos a cuidar melhor da lavoura e da gestão com o Senar Minas. Isso mudou tudo”, destacou Viviane. O foco do trabalho é a qualidade do café. O técnico do ATeG, Mário Pechara explicou que a estratégia desenvolvida já mostra excelentes resultados. “No ano anterior, com 72 sacas colhidas, a renda bruta foi de R$92.800. Este ano, com apenas 10 sacas, elas alcançaram R$ 93 mil, graças ao grande valor agregado ao produto”.
Mário ainda destaca que as produtoras desenvolvem o manejo agroecológico e atualmente a propriedade que já possui o selo Certifica Minas, está em processo de certificação de produção sem agrotóxicos (SAT) pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). “Estamos sobressaindo dessa forma para mantê-las no campo com a propriedade ativa”, comentou Mário.
Satisfeita com os resultados alcançados até agora, a produtora Viviane conta que o plano é manter e fortalecer a produção agroecológica, aumentar a produtividade e conquistar mais mercado. “Estou prestes a me aposentar e pretendo me dedicar 100% ao café”. Para o agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz, Leonardo Chaves, as irmãs são “um exemplo de perseverança e de que o conhecimento muda a realidade no campo”.
Publicado por Yngrid Vasconcelos 08/08/2025 às 14:15
Tem alguma notícia que quer nos mostrar? Contate-nos.
Com a conquista, Onofre Alves Lacerda é o primeiro bicampeão estadual da história da premiação, já que havia vencido também em 2017. Anúncio ocorreu em Belo Horizonte, durante a solenidade realizada pela Emater-MG, responsável pela competição, na quarta-feira (11).
O Supermercado Verdemar, uma das redes mais reconhecidas de Belo Horizonte, acaba de lançar mais uma edição dos "Cafés Campeões", sua linha premium que celebra os melhores grãos de Minas Gerais.
Em Minas Gerais, maior produtor de café do país, histórias de superação mostram o impacto da assistência técnica no campo.
Noticie no melhor classificado de notícias de Espera feliz.
©2023 TaagVx. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por KeeVx - TaagVx
Distribuido por InfoClick Informática